Lançamento do Terceiro Protótipo do MANSUP

Ordem de Mérito Naval (Grau Cavaleiro ) para Rogério Salvador, Diretor Comercial da SIATT
11/06/2019
SIATT recebe Prêmio de Empresa Inovadora Destaque 2019 no ‘’Innovation Brazil Leaders Forum’’
15/09/2019

A Marinha do Brasil lançou, no dia 10/07/2019, o terceiro protótipo do Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP), tendo como alvo o casco do Ex-Rebocador de Alto Mar ‘’Tridente’’.

O lançamento foi realizado pela Fragata ‘’Independência’’ e comprovou que todos os subsistemas apresentaram um bom desempenho e se comportaram de forma harmônica. Os resultados confirmaram a evolução do projeto e o acerto dos aperfeiçoamentos realizados após os primeiros testes, ocorridos em novembro de 2018 e março de 2019, à bordo da Corveta “Barroso” e da Fragata “Independência”, respectivamente.

Neste terceiro teste foram feitas verificações adicionais, gravadas por meio dos dados da telemetria, também nacional, instalada no míssil e em unidades participantes da operação. As informações obtidas estão sendo empregadas como subsídios para prosseguir no aperfeiçoamento dos subsistemas componentes.

O evento aconteceu na área marítima entre o Rio de Janeiro-RJ e Cabo Frio-RJ. Foram empregados três navios da Esquadra, o Navio Doca Multipropósito “Bahia”, a Fragata “Constituição”, além do navio lançador, que foi a Fragata “Independência”. A operação contou ainda com o apoio do Navio Patrulha Oceânico “Apa” e do Navio de Apoio Oceânico “Purus”, do Comando do 1˚ Distrito Naval, das aeronaves Esquilo (UH-12), SuperCougar (UH-15), Seahawk (SH-16) e Lynx (AH-11A), do Comando da Força Aeronaval, e de uma aeronave P3AM da Força Aérea Brasileira, além do Destacamento de Mergulhadores de Combate.